A 31 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Poupança.
O objetivo deste dia, que surgiu em 1924 na sequência do primeiro Congresso Internacional de Economia, em Milão, é consciencializar os consumidores para a necessidade de poupar, tendo em conta que o consumo deve ser efetuado de uma forma consciente e responsável, por forma a evitar o sobre-endividamento. Pretende-se, ainda, divulgar a necessidade de todas famílias/consumidores disporem de uma certa liquidez para fazer face a situações imprevistas no futuro.
Assim, a Direção Geral de Educação (DGE), no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e do domínio “Literacia Financeira e Educação para o Consumo”, vem apresentar algumas sugestões de trabalho que poderão ser utilizadas para promover as competências de literacia financeira nos alunos desde a educação pré-escolar ao ensino secundário.
Esses recursos encontram-se disponíveis em:
A DGE vem, simultaneamente, apelar à partilha de Boas Práticas de atividades/projetos desenvolvidos pelas Escolas no âmbito da “Literacia Financeira e Educação para o Consumo”. Para tal aceda ao site da DGE – Educação para a Cidadania.