Grupo de Trabalho “Schools: Learning for Sustainability”

european

O Grupo de Trabalho “Schools: Learning for Sustainability” foi criado no contexto do novo ciclo de cooperação europeia em educação e formação, associado à criação do Espaço Europeu de Educação até 2025. O Grupo apoia a implementação da Recomendação do Conselho sobre a aprendizagem em prol da transição ecológica e do desenvolvimento sustentável.

O Grupo reúne:

• especialistas nacionais dos ministérios da educação que trabalham em Educação para o Desenvolvimento Sustentável, educação ambiental e para a sustentabilidade, bem como tópicos relacionados, incluindo educação global e educação para a cidadania;

• representantes de Organizações não Governamentais e representantes da Federação Europeia de Empregadores da Educação e do Comité Sindical Europeu para a Educação;

• organismos da União Europeia e internacionais, incluindo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, o Conselho da Europa e a Fundação Europeia para a Formação.

O Grupo reúne regularmente através de:

• reuniões plenárias organizadas pela Comissão Europeia (presenciais ou online);

• atividades de aprendizagem entre pares organizadas por um país (que incluem visitas a escolas para reunir com alunos, docentes e dirigentes escolares, a fim de conhecer como integram a sustentabilidade na vida escolar);

webinars sobre um tema específico.

Documentos no âmbito da ação do Grupo:

“Key Messages” (Mensagens Principais)

Abordagens escolares globais à sustentabilidade: Mensagens principais

Organização e conceção dos programas de estudos e reforço das competências de base – Mensagens principais

Aprendizagem para a sustentabilidade: boas práticas na formação de professores e lacunas na oferta - Mensagens principais

Apoiar a liderança escolar para a sustentabilidade - mensagens principais

Colaboração e parcerias para a sustentabilidade - mensagens principais

Sustentabilidade no ensino escolar: avaliação da aprendizagem e das competências dos alunos: mensagens principais  

Effective policy design in learning for sustainability 

Sustainable infrastructure and learning environments 

Tackling and overcoming eco-anxiety in students 

Vocational Education and Training sector and the greening of the labour market 

The twin transitions: digital and sustainability in school education

“Input papers”

A whole school approach to learning for environmental sustainability

School self-evaluation for sustainability

Teacher education for the green transition: a digest

Key questions for organising and designing curricula 

Assessing student competences in sustainability

Leading learning for sustainability: the role of school leaders

Sustainable infrastructure and learning environments

Tackling and overcoming eco-anxiety in students

Student engagement and action in learning for sustainability

The twin transitions: digital and sustainability learning in schools

Local Learning for Sustainability: places, partners and participation