Grupo de Trabalho “Schools: Learning for Sustainability”
O Grupo de Trabalho “Schools: Learning for Sustainability” foi criado no contexto do novo ciclo de cooperação europeia em educação e formação, associado à criação do Espaço Europeu de Educação até 2025. O Grupo apoia a implementação da Recomendação do Conselho sobre a aprendizagem em prol da transição ecológica e do desenvolvimento sustentável.
O Grupo reúne:
• especialistas nacionais dos ministérios da educação que trabalham em Educação para o Desenvolvimento Sustentável, educação ambiental e para a sustentabilidade, bem como tópicos relacionados, incluindo educação global e educação para a cidadania;
• representantes de Organizações não Governamentais e representantes da Federação Europeia de Empregadores da Educação e do Comité Sindical Europeu para a Educação;
• organismos da União Europeia e internacionais, incluindo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, o Conselho da Europa e a Fundação Europeia para a Formação.
O Grupo reúne regularmente através de:
• reuniões plenárias organizadas pela Comissão Europeia (presenciais ou online);
• atividades de aprendizagem entre pares organizadas por um país (que incluem visitas a escolas para reunir com alunos, docentes e dirigentes escolares, a fim de conhecer como integram a sustentabilidade na vida escolar);
• webinars sobre um tema específico.
Documentos no âmbito da ação do Grupo:
“Key Messages” (Mensagens Principais)
Abordagens escolares globais à sustentabilidade: Mensagens principais
Organização e conceção dos programas de estudos e reforço das competências de base – Mensagens principais
Apoiar a liderança escolar para a sustentabilidade - mensagens principais
Colaboração e parcerias para a sustentabilidade - mensagens principais
Effective policy design in learning for sustainability
Sustainable infrastructure and learning environments
Tackling and overcoming eco-anxiety in students
Vocational Education and Training sector and the greening of the labour market
The twin transitions: digital and sustainability in school education
“Input papers”
A whole school approach to learning for environmental sustainability
School self-evaluation for sustainability
Teacher education for the green transition: a digest
Key questions for organising and designing curricula
Assessing student competences in sustainability
Leading learning for sustainability: the role of school leaders
Sustainable infrastructure and learning environments
Tackling and overcoming eco-anxiety in students
Student engagement and action in learning for sustainability
The twin transitions: digital and sustainability learning in schools
Local Learning for Sustainability: places, partners and participation