Cineastas Digitais - XVII Edição - 2023/2024
O concurso Cineastas Digitais lança desafios aos jovens do 1.º ao 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário (regular e profissional) para representarem em pequenos vídeos temas ligados aos Valores (Direitos Humanos, Ambiente e Vida Saudável, Ética Desportiva, etc.), ao quotidiano da vida escolar ou às preocupações do quotidiano. Desde a primeira edição no ano letivo 2006-07 que, com apoio dos professores, temos registado com agrado em todas as edições um aumento do número de equipas participantes.
O projeto Cineastas Digitais é um exemplo de como se pode promover a articulação curricular entre áreas disciplinares/disciplinas como Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras, História, Geografia, TIC, entre outras. Desde há mais de uma década que este projeto promove abordagens diferenciadas em contextos de aprendizagem, criando a oportunidade de mobilizar várias disciplinas no tratamento de temas transversais às várias áreas do conhecimento. Deste modo, o projeto Cineastas Digitais assume-se como uma proposta de Articulação Curricular (DAC), validada ao longo de quinze anos e de âmbito nacional.
A edição deste ano, a XVII, organizada pelo Centro de Competências Entre Mar e Serra (CCEMS) em parceria com a Direção-Geral da Educação, tem como tema geral “50 Anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia”.
As abordagens temáticas e técnicas deverão ser diferenciadas em função das três categorias de vídeos previstas no regulamento, a saber:
- “Vídeo Júnior” (duração entre 30 segundos e 3 minutos), cujo tema é “50 Anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia”. Alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico;
- “Vídeo Curtas” (duração entre os 30 segundos e 3 minutos), cujo tema é livre. Alunos do 3.ºciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário;
- “Vídeo Narrativas” (duração entre os 3 e os 6 minutos, com uma estrutura que permita perceber uma história), cujo tema é “50 Anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia”. Alunos do 3.ºciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.
Embora saibamos que o mais importante é o processo, haverá prémios para as equipas premiadas:
- Vale de compras por aluno, da equipa vencedora, em estabelecimentos ligados à venda de bens culturais e/ou tecnológicos;
- Livros para os professores orientadores das equipas e respetivas escolas;
- Troféus e diplomas para alunos, professores e escola.
Mais informações no regulamento do concurso (aqui).
Cartaz