O que acontece se sortearmos alunos para participarem em projetos, em vez de esperarmos que tomem a iniciativa de se inscrever?
O DeliberaEscola promove essa inovação em 11 agrupamentos, demonstrando que o sorteio permite envolver estudantes que tipicamente não participam, estimulando o pensamento crítico e criativo sobre a sociedade e a escola, bem como a intervenção cívica.
A metodologia, aplicada pela associação Fórum dos Cidadãos, introduz nas escolas a figura do “Conselho de Alunos”, estrutura formada por 12 membros efetivos e 6 suplentes, todos do 3.º ciclo e selecionados aleatoriamente.
Além de o sorteio garantir que os diferentes anos de escolaridade presentes no Conselho estejam representados por igual número de elementos, esta ferramenta também assegura a paridade de género.
O poder inclusivo desta intervenção, orientada para a reflexão e construção de propostas para a melhoria da vida na escola, é reforçado pelo recurso à educação entre pares. Esta etapa concretiza-se através da capacitação de alunos do secundário – designados “Jovens Educadores” – para que, de forma autónoma, ao longo do ano letivo, possam orientar, acompanhar e apoiar o trabalho dos colegas selecionados para integrar o “Conselho de Alunos”.
A metodologia está a ser aplicada desde 2020 com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, e reúne, no presente ano letivo, o apoio da Direção-Geral da Educação (DGE).
Este suporte permitiu alargar o mapa de agrupamentos integrantes do projeto, de três em 2020-21 para 11 em 2021-22, incluindo dois fora da Área Metropolitana de Lisboa.
A experiência inovadora, já merecedora de uma reportagem do jornal Público – que acompanhou uma sessão de um “Conselho de Alunos” –, é inspirada no trabalho da organização Democracy in Pratice, e beneficia da orientação de um dos seus fundadores, Adam Cronkright.
A par da presença no terreno, que concorre para o treino de competências-chave em três grandes áreas principais – nomeadamente relacionamentos interpessoais; informação e comunicação, e desenvolvimento pessoal e autonomia –, o DeliberaEscola iniciou a construção de uma plataforma online, intitulada Faz Parte!, e dirigida a necessidades partilhadas pelos “Jovens Educadores”.
O recurso, ainda numa fase experimental, inclui a gravação de um podcast, a pedido dos próprios alunos, que escolhem as temáticas da sua preferência.
A novidade virtual pretende facilitar o acesso a aprendizagens vivenciais, estimular a partilha de ideias e a sinergia entre agrupamentos, bem como a construção de propostas de mudança. Por uma escola mais participada, onde todas as vozes sejam ouvidas e valorizadas. Como esta, partilhada por uma das alunas participantes no DeliberaEscola: “Estamos em constante aprendizagem quando estamos no Conselho de Alunos, a ver as ideias que surgem, a preocupação para que haja uma escola e também uma sociedade melhor. É algo gratificante, e um bónus disto é que descobrimos ‘pequenos talentos’ que achávamos que não tínhamos, ou que estão ainda em construção”.
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