Este cortejo insere-se numa tradição secular da Festa dos Tabuleiros. Nele, a comunidade escolar (professores, alunos, pessoal não docente, pais e encarregados de educação) trabalha no objetivo comum de construir um tabuleiro que será carregado pela rapariga, acompanhada por um ajudante, pelas ruas da cidade. Este Cortejo dos Rapazes é um garante da continuação desta tradição secular das gentes de Tomar. Este projeto, assumindo-se como um espaço curricular privilegiado para o desenvolvimento de aprendizagens com impacto tridimensional na atitude cívica individual, no relacionamento interpessoal e no relacionamento social, é um exemplo de como Cidadania e Desenvolvimento é um importante pilar na “construção” do cidadão.
Cerca de 200 pessoas, entre crianças e adultos, deslocaram-se de Tomar para visitarem a Casa do Concelho de Tomar, deslocando-se, de seguida, até à Igreja de São João de Brito, de onde partiu o Cortejo, ao som da Banda da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, passando pela Avenida da Igreja e terminando na Praça de Alvalade, junto à DGEstE.
Todo o cortejo foi acompanhado pela Polícia de Segurança Pública, INEM e Bombeiros de Lisboa.
O momento culminou ao som de aplausos e contou com a presença de algumas entidades, nomeadamente, o Ministro da Educação, João Costa.
Houve ainda a oportunidade para ouvir algumas pessoas, nomeadamente o Diretor do Agrupamento de Escolas Templários, Professor Paulo Macedo, que se mostrou muito satisfeito com todo o trabalho realizado pelos agentes educativos e toda a comunidade tomarense em prol desta tradição. Houve ainda a intervenção do Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, do Prof. Carlos Trincão, sobre a Festa dos Tabuleiros, do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tomar terminando com as palavras do Ministro da Educação.
O momento do Cortejo espalhou, pelas ruas de Lisboa, sorrisos e emoção no rosto dos mais novos que se mostraram radiantes por fazerem parte de mais uma edição da Festa dos Tabuleiros.
VIVA A FESTA!