Mundo do Trabalho

Recursos

Agência de informação da União Europeia em matéria de segurança e saúde no trabalho.
Agência que coordena a execução das políticas de educação e formação profissional de jovens e adultos e assegurar o desenvolvimento e a gestão do sistema de reconhecimento, validação e certificação de competências.
Serviço do Estado que visa a promoção da melhoria das condições de trabalho em todo o território continental através do controlo do cumprimento do normativo laboral no âmbito das relações laborais privadas e pela promoção da segurança e saúde no trabalho em todos os sectores de atividade públicos e privados.
Uma das entidades responsáveis por executar a missão das Nações Unidas: promover a paz, a justiça e a igualdade, aliviar a pobreza, criar maior coesão social. O Centro ajuda, assim, os Estados-Membros a desenhar políticas e práticas educativas e formativas para o mundo do trabalho e a desenvolver competências para a empregabilidade e a cidadania.
Agenda Social - Publicação trimestral que dá uma visão geral da ação da Comissão Europeia nas áreas do emprego, dos assuntos sociais e da inclusão. Cada número contém um dossiê especial sobre um tema da atualidade, bem como análises e entrevistas.
A CITE é o mecanismo nacional que prossegue a igualdade e não discriminação entre homens e mulheres no trabalho, no emprego e na formação profissional.
Encontra-se disponível informação estatística [Link: https://www.dgert.gov.pt/estudos-e-estatisticas] nas áreas da contratação coletiva, prevenção de conflitos coletivos, despedimento coletivo, conciliação, avisos prévios de greves e mediação e remunerações convencionais.
Agência da UE que apoia os países vizinhos da União Europeia na reforma dos seus sistemas de ensino e formação e do mercado de trabalho.
Fornece estatísticas à Comissão e às outras instituições europeias para que possam ser definidas, implementadas e analisadas as políticas comunitárias.
No separador Cross Cutting Topics pode encontar outros separadores relacionados com o domínio Mundo do Trabalho.
No tema emprego e mercado de trabalho pode ser consultada informação sobre Portugal e sobre a Europa.
Agência tripartida da União Europeia que disponibiliza informação com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de melhores políticas sociais, de emprego e laborais. Através de três observatórios temáticos, EurWORK, EMCC e EurLIFE [Link: https://www.eurofound.europa.eu/pt/observatories], a Eurofound recolhe dados e informações que permitem uma publicação regular de estudos [Link: https://www.eurofound.europa.eu/pt/publications]. Dados e outros recursos [Link: https://www.eurofound.europa.eu/pt/data].
A OCDE, através da campanha "Eu sou o trabalho do futuro", procura contribuir para uma visão positiva do trabalho do futuro. Esta campanha pretende reunir perspetivas e ideias das pessoas sobre o trabalho e promover conversas orientadas para soluções entre setores e países, para a construção de um mundo do trabalho melhor para todos.
Gabinete do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS). Tem como uma das suas grandes áreas de intervenção a produção e divulgação de informação estatística sobre as áreas de atuação do MTSSS, na qual se inclui informação sobre dados estatísticos, inquéritos e boletins estatísticos relevantes para o domínio do Mundo do Trabalho.
Factos e números sobre Segurança e Saúde no Trabalho (SST), com base nos resultados de projetos europeus fundamentais e do Inquérito Europeu às Empresas sobre Riscos Novos e Emergentes (ESENER) da EU-OSHA.
Serviço público de emprego nacional. Tem por missão promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego, através da execução de políticas ativas de emprego, nomeadamente de formação profissional.
Instituto público de regime especial que tem por missão produzir e divulgar informação estatística oficial relevante para todos os cidadãos, na qual se inclui informação no âmbito do domínio do Mundo do Trabalho.
Organização que pretende reduzir a pobreza, promover uma globalização justa e melhorar as oportunidades para que mulheres e homens possam ter acesso a um trabalho digno e produtivo em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humana.
Departamento de Estatística dedicado ao tratamento de informação relacionado com o Mercado de Trabalho onde estão incluídos temas como emprego informal, salário discriminado por hora, taxa de desemprego, Juventude NEET, trabalho infantil ou lesões ocupacionais. https://ilostat.ilo.org/data/
Espaço de informação e de conhecimento destinado a todos os atores do mundo social e do trabalho que se exprimem em língua portuguesa. Destina-se também a entidades governamentais, aos parceiros sociais, e a um conjunto mais alargado de públicos da sociedade civil incluindo jornalistas, investigadores, consultores e estudantes.
Tem como objetivo conferir aos cidadãos novos direitos, mais eficazes, com base em 20 princípios fundamentais estruturados em três categorias: igualdade de oportunidades e acesso ao mercado de trabalho, condições de trabalho justas, proteção e inclusão sociais.
Publicações estatísticas relativas ao mercado de emprego, ao sistema de Avaliação das Medidas de Emprego e Formação Profissional e aos Indicadores de Atividade.
Rede europeia de serviços de emprego e de outras organizações com responsabilidades na área do emprego a nível europeu, que visa facilitar a mobilidade dos trabalhadores e promover o ajustamento, a nível transnacional e transfronteiriço, entre ofertas e pedidos de emprego.
Plataforma de partilha de conhecimentos sobre questões relativas à educação e à formação em matéria de saúde e segurança no trabalho.
Rede europeia de informação sobre educação. Disponibiliza informação fiável e atualizada, assim como uma análise comparativa dos sistemas e das políticas educativas Europeias. É constituída por 42 Unidades Nacionais, sediadas nos 38 países que participam no Programa Europeu de Aprendizagem ao Longo da Vida