Educação Ambiental

Boas Práticas

Escolas

Encantos da Floresta
Na sequência dos fogos florestais de 2017, ocorridos nesse ano no distrito de Braga, os coordenadores das escolas e os professores do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio executaram um projeto educativo o domínio da Educação Ambiental, partindo de uma história acerca de uma gota de água. Este projeto, foi realizado numa articulação entre as Artes e a Educação para a Cidadania, tendo sido envolvida a comunidade educativa, a sociedade civil e instituições públicas e privadas. Surgiu assim a ideia da realização do espetáculo - Encantos da Floresta.
Com este projeto, germinou, para além do espetáculo Encantos da Floresta, trabalho em rede de promoção de novos projetos e de aprendizagens colaborativas.
Assim, no passado dia 25 de janeiro, no palco do auditório do Espaço Vita, em Braga, e no contexto das atividades extracurriculares desenvolvidas nas áreas de canto coral, expressão dramática e expressão plástica do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, decorreu o espetáculo Encantos da Floresta. Atuaram cerca de 150 alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade das EB1 de Nogueira, Fraião, Trandeiras e Esporões, em Braga, dando corpo a um evento que contou com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, através do programa Recomeçar, e também com a promoção do Instituto Português do Desporto e da Juventude.
Foram igualmente parceiros neste projeto: a Academia de Teatro Tin.Bra, a Eplural – Cooperativa de Educação não Formal, cooperativa responsável pelas Actividades Extracurriculares, o Conservatório de Música Bonfim, Estabelecimento de Ensino Particular e Cooperativo especializado em Música, em regime de paralelismo pedagógico, e a Equipa Espiral – Associação Humanitária, Cultural e Recreativa de Braga.


Outras