Saúde

Projetos e Iniciativas

INICIATIVAS

Comer melhor, uma receita para a vida
“Comer melhor, uma receita para a vida” é a nova campanha da Direção-Geral da Saúde para a promoção da alimentação saudável que pretende desafiar os portugueses a, passo a passo, juntarem os “ingredientes” que mais estão em falta na alimentação dos portugueses. Trata-se de uma campanha pela positiva que pretende “acrescentar valor” a alguns alimentos que são ainda pouco valorizados, apreciados e consumidos (fruta, hortícolas, leguminosas e água) pela nossa população.
Deste modo, esta receita para a vida inclui as seguintes mudanças que podem ajudar os portugueses a comer melhor:
1) beber mais água (mas sem açúcar)
2) aumentar o consumo de leguminosas (feijão, grão, ervilhas, lentilhas…) e
3) aumentar o consumo de fruta e hortícolas. A campanha terá a duração de 3 semanas
A campanha terá a duração de 3 semanas e em cada uma destas semanas será lançado um novo desafio.


Website - Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência.
O “Plano Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, a implementar pelas escolas, já no ano letivo 2019/2020, deverá: desenvolver-se a partir de um diagnóstico que permita identificar necessidades; incluir um plano de ação em torno de estratégias e de atividades que sensibilizem para a diversidade de comportamentos agressivos, em idade escolar; contribuir para a identificação de sinais de alerta, que indiciem o envolvimento em comportamentos de bullying e/ou de ciberbullying; constituir-se como um auxiliar de apoio às escolas, com vista à utilização de diferentes abordagens de prevenção e intervenção, face ao bullying e ao ciberbullying; e ser elaborado de modo a incentivar, reconhecer e divulgar práticas de referência.
O plano de prevenção, bem como os materiais de suporte a ações a desenvolver pelas escolas, estão disponíveis no website www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt. Este website será atualizado ao longo do ano letivo com novos materiais, estudos e vídeos.

Dieta Mediterrânica - Património da Humanidade
No dia 14 de agosto realizou-se a primeira Assembleia Geral do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica (CCDM),