Educação Ambiental

Projetos nas Escolas

Paragraph
projeto educativo GALP

Os Projetos Educativos GALP, destinados às Escolas do Ensino Básico e Secundário, têm como objetivo promover o envolvimento dos alunos e a sua sensibilização para a tomada de atitudes e mudança de comportamentos em prol de uma melhoria do consumo sustentável na escola, em casa e na comunidade envolvente.

PROJETO “Missão UP” - Unidos pelo Planeta e PROJETO “Missão Power UP” – O primeiro dirige-se aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), professores, encarregados de educação e pais, tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a prossecução de ações na escola, e nas suas casas, que promovam um consumo mais eficiente da energia. O segundo tem como público alvo jovens do 2.º e 3.º CEB

PROJETO SWITCH UP - Dirigido aos alunos do Ensino Secundário, tem como objetivo educar e sensibilizar para a eficiência energética, alterações climáticas, energias renováveis e desenvolvimento sustentável.

 

Associação bandeira azul

Associação bandeira Azul Portugal (ABAE) é uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.

Os programas desenvolvidos pela ABAE são:

Programa Eco-Escolas - Programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. No âmbito do programa Eco-Escolas, no ano letivo (2018-2019), foram desenvolvidos projetos/atividades tendo com temas entre outros: Economia circular, Da minha escola vê-se o mar, Brigada da Floresta, Alimentação e Hortas.

Programa Jovens Repórteres para o Ambiente  (JRA) - É um programa internacional da Foundation for Environmental Education implementado em Portugal pela ABAE, que pretende contribuir para o treino do exercício de uma cidadania ativa e participativa, enfatizando a vertente do jornalismo ambiental. Os jovens investigam (através de entrevistas, inquéritos, etc…) e interpretam questões ambientais/de sustentabilidade relevantes a nível local como se fossem jornalistas, reforçando os seus conhecimentos no domínio do ambiente, das línguas estrangeiras e das novas tecnologias e técnicas de comunicação. Desenvolvem ainda competências nas áreas da cidadania, iniciativa individual e trabalho em equipe, análise crítica, responsabilidade social e liderança. Mais informação em https://jra.abae.pt/

 

celpa

Missão 360: Defender a Terra é o Nosso Papel - projeto de educação ambiental promovido pela CELPA – Associação da Indústria Papeleira e suas associadas. Em fase-piloto, no ano letivo 2018/19, abrangeu diversos agrupamentos escolares do 1.º e 2.º CEB nas regiões onde se situam as unidades industriais das associadas da CELPA: Aveiro, Constância, Figueira da Foz, Setúbal, Torres Novas, Viana do Castelo e Vila Velha de Rodão. O principal tema é a Economia Circular.

RELATÓRIO JULHO 2019 - 1ª Edição 2018/2019

 

Dia Internacional das Florestas

O Movimento Econtigo Ecomtodos  - foi lançado, na Escola Secundária de Loulé no dia 19 de março 2019, pelos Secretários de Estado da Educação, João Costa e das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas. Para o efeito, o ICNF disponibilizou em  http://florestacomfuturo.pt/ materiais de apoio ao desenvolvimento destas atividades.

 

REN

Heróis de toda a espécie é uma iniciativa da REN - Redes Energéticas Nacionais, e tem como objetivo sensibilizar as comunidades para a proteção da biodiversidade, preservação da floresta portuguesa e conservação das espécies animais e vegetais ameaçadas ou em vias de extinção.

Esta iniciativa, dirigida a crianças do 3º e 4º anos do 1º ciclo do ensino básico, procura formar verdadeiros embaixadores para esta causa. Concebida para complementar os programas escolares, este programa utiliza uma abordagem interativa e dinâmica, promovendo uma consciência ambiental e sentido de responsabilidade junto dos mais novos.