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Dia Global da Dignidade

Dia Global da Dignidade
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Para o efeito, durante a semana anterior ao evento as Coordenadoras de Cidadania e Desenvolvimento dos Ensinos Básico e Secundário e as Coordenadoras de ciclo, do 2º CEB, do 3º CEB e do Ensino Secundário, partilharam com os Diretores de Turma e os titulares dos espaços de Cidadania e Desenvolvimento, Oficina de Ideias e Assembleia de Turma, a informação disponível sobre este evento e levaram os alunos a debater a temática, privilegiando a metodologia “World Café”, a partir de exemplos diários experienciados pelos alunos, por forma a analisar o conceito e apresentar compromissos que, no seu entender, pudessem contribuir para obviar situações de indignidade.

Deste modo, as atividades desenvolvidas inscrevem-se nas previstas na Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola (EECE), nomeadamente as que consignam ao espaço curricular de Cidadania e Desenvolvimento (CD) a utilização de metodologias ativas, e diversificadas, designadamente o Trabalho de Projeto e o Trabalho em Rede e onde a aprendizagem tem por base processos vivenciais, assente numa lógica de participação e responsabilização.

Na EECE, todos os domínios a trabalhar em CD são vistos como intercomunicantes, tendo na base uma visão holística da pessoa e deverão contribuir para o desenvolvimento dos princípios, dos valores e das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória enquadrando-se, naturalmente, nos objetivos delineados para as comemorações do “Dia Global da Dignidade”.

Desde o ano transato que nos horários dos alunos dos segundo e terceiro ciclos que os espaços de CD e Assembleia de Turma (AT) são sequenciais e, nos horários dos alunos do Ensino Secundário este espaço de AT surge como tempo comum, não disciplinar, vocacionado ao desenvolvimento de atividades que contribuam para o exercício de debates e reflexões.

Assim, aproveitando estes espaços, os alunos, do primeiro ao décimo segundo ano, concretizaram as suas reflexões em frases, posters, mobiles e representações diversas, organizadas em painéis, por ano de escolaridade, que foram expostos e apresentados no dia das comemorações. Em plenários de ciclo os delegados e subdelegados de turma partilharam entre si as reflexões e compromissos de cada uma das turmas e designaram os representantes de ano a estarem presentes no debate.

O evento “Dia Global da Dignidade no AEIM” foi totalmente dinamizado pelos alunos: o número introdutório apresentado pelo coro infantil da Escola Básica Raul Lino, a introdução à temática, pelos alunos da turma B do 12.º ano e o debate com alunos delegados e subdelegados representantes de cada ano de escolaridade, moderado por dois alunos do Ensino Secundário. A sessão, desde a receção aos convidados à apresentação dos diversos números e intervenientes foi realizada pelos alunos da turma de Turismo do 11.º ano.

Estiveram presentes nesta sessão, o Diretor Geral da Educação, Dr. José Vítor Pedroso, o Diretor Geral da Global Shapers Portugal, Dr. Stephen Morais, a Chefe de Divisão de Cidadania e Participação da Câmara Municipal de Cascais, Dra. Isabel Xavier e o presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche, Dr. José Ribeiro, entre outros representantes da Direção-Geral da Educação e da Autarquia Local.

 

                                                                                                           Maria Dantas,

                                                                                                           Coordenadora do “Dia Global da Dignidade no AEIM”