Sexualidade

Formação

Ação de Formação de Curta Duração (AFCD) No teu corpo mandas tu! Educar para a Cidadania com Afetos (e sem abusos!)
AÇÃO DE FORMAÇÃO DE CURTA DURAÇÃO (AFCD) NO TEU CORPO MANDAS TU! EDUCAR PARA A CIDADANIA COM AFETOS (... E SEM ABUSOS!)

2º edição a realizar nos dias 6 e 20 de abril (das 16:30 às 19:00h).
Os Objetivos desta formação passam por:
- Capacitar docentes para a identificação de situações de suspeita de abusos sexuais a crianças e jovens.
- Saber como agir de forma informada para não aumentar a vulnerabilidade das vítimas, sendo que o risco poderá estar presente em muitos destes casos.
- No contexto da prevenção dos abusos sexuais, contribuir para que os docentes saibam: Como prevenir? Como identificar? Como ajudar as vítimas? O que fazer?
- A abordagem incidirá sobre o Conceito de Abuso Sexual de Crianças e Jovens; O Enquadramento Legal; A Atuação de Proteção face a situações de Suspeita de Abuso Sexual de Crianças e Jovens;
N.º de horas de formação: 5
PLANO ANUAL DE FORMAÇÃO CONJUNTA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
O PLANO ANUAL DE FORMAÇÃO CONJUNTA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA (junho 2020) é o primeiro plano de formação comum aos vários setores que intervêm nesta área assentando na uniformização de conceitos, na definição de conteúdos e metodologias formativas baseadas na análise de casos concretos, e na identificação de uma bolsa de formadores/as especializados/as. Garantindo uma atuação com base numa visão integrada, multidisciplinar e interdisciplinar dos conteúdos formativos, acautelando ao mesmo tempo, o grau de especialização necessário.

(Participação de: MEDU, MEP, MAI, MJ, MS, Centro de Estudos Judiciários, Conselho Superior de Magistratura e Procuradoria Geral da República - 2019/2020).
Formação - Sexualidade
A DGE informa que vai realizar o curso de formação de 25 horas, intitulado "Referencial de Educação para a Saúde", com o registo de formação CCPFC/ACC - 91225/17, tendo por objetivo capacitar os docentes para a utilização do Referencial de Educação para a Saúde. A formação, de 25 horas repartidas em sessões de 5 horas, irá realizar-se nos dias 7 e 28 de março, 18 de abril e 9 e 30 de maio. Estão previstas 3 turmas (em simultâneo) a decorrer na Figueira da Foz, Santarém e Sines. - CONCLUÍDA
Formação - Sexualidade
Lei N.º 71/2018 – Orçamento do Estado para 2019
Artigo 43.º
Formação para a cidadania
O Ministério da Educação implementa, em articulação com a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, um plano de formação para professores no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, que incide, designadamente, na área da igualdade de género e violência no namoro.